Testes psicopedagógicos

33,087 views 23 slides Nov 21, 2012
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Aplicação de testes psicopedagógicos

PROVA DE MEMORIZAÇÃO VISUAL “BOM DEPART” Autora : Thea Bugnet Van der Woort adaptação : Mme. D. Koechlin Consigna: “Vou lhe mostrar um desenho, você vai olhar bem e desenhar depois”.

Idade de aplicação: a partir de 5 anos Quando usar: Dificuldade de percepção e memória visual, direcionalidade , espelhamento, escrita e coordenação visomotora . Material: 1 folha de A4, lápis preto e os cartões de aplicação da Prova . O que se observa: se o Aprendiz observa o número de elementos que compõem a figura; a relação entre as alturas desses elementos, orientação E/D; a verticalidade do conjunto; a igualdade dos elementos comparáveis e os distanciamentos ou ângulos, a distribuição na página.

PROVA DE ANÁLISE E SÍNTESE ( Figuras incompletas) Autores: Rossolino e André Rey Consigna: “Se este desenho tivesse completo, o que seria?”

Idade de aplicação: a partir de 6 anos Quando usar: Dificuldades de leitura e cálculo . Material: 20 cartões da Prova . O que se observa: capacidade de análise e síntese; vocabulário; percepção e discriminação visual; atenção e concentração.

PROVA DE RECORTE PARA CRIANÇAS PEQUENAS Autora: Mira Stamback (Adaptação dos círculos de Ozeretsky ) Consigna: “Você vai recortar esse caminho sem tocar as bordas, nem sair do caminho, assim... veja” (O Pp corta até o traço perpendicular). “Agora continue e pare aqui”. (Indicando o outro traço).

Idade de aplicação: de 5 a 6 anos Quando usar: Dificuldades de escrita, coordenação visomotora e coordenação motora fina . Material: 3 folhas da prova, tesoura e cronômetro . O que se observa: mão usada para recortar, qualidade do recorte, tempo de cada recorte, desvios da linha.

PROVA DE RECORTE (círculos concêntricos) Autor: Ozeretsky Consigna: “Você vai recortar em cima da linha mais grossa, não pode sair da linha, vou marcar o tempo”. (Faz com as duas mãos.)

Idade de aplicação: A partir de 8 anos Quando usar: Dificuldades de escrita, coordenação visomotora e coordenação motora fina. Material: 2 folhas da prova, tesoura e cronômetro. O que se observa: mão usada para recortar, qualidade do recorte, tempo de cada recorte, desvios da linha.

TESTE DE FIGURA-FUNDO: PROVA DE IDENTIFICAÇÃO DE DESENHOS SUPERPOSTOS (As frutas) Autores: Poppelrenter e L. Ghent   Consigna: Prancha b: “Qual o nome de cada uma dessas frutas?” Prancha a: “Daquelas frutas que você falou, quais as que têm aqui?”

Idade de aplicação : A partir de 5 anos Quando usar: Para avaliar a percepção, discriminação visual e a capacidade de destacar uma figura no meio de outras. Material: 2 pranchas do teste . O que se observa: Atenção e concentração, discriminação visual, figura fundo, memória imediata, vocabulário cultural . Avaliação dos resultados: Compara erros e acertos .  

TESTE DE FIGURA-FUNDO: PROVA DE IDENTIFICAÇÃO DE FIGURAS COMPLEXAS (Os bois) Autor: Encontra-se no livro de Barbezet & Duizado Consigna: Olhe este desenho e vá comentando os detalhes. O que você está vendo? Quantos olhos você vê? Me mostre. Quantos chifres você está vendo? Quantas orelhas você está vendo? Cadê ? O que tem na figura que não faz parte dos bois? O que esses bois estão fazendo?

Idade de aplicação: De 6 a 13 anos, podendo ser usado com adolescentes e adultos . Quando usar: Para avaliar a percepção e discriminação visual . Material: 1 prancha do teste . O que se observa: Atenção e concentração, percepção e discriminação visual, capacidade de distinguir as partes de um todo. Avaliação dos resultados: Compara erros e acertos.

PROVA DE PADRÃO GRÁFICO EVOLUTIVO Autor: Piaget Consigna : “Você vai copiar esses desenhos, o mais parecido que puder, não vai usar borracha, se achar que pode fazer melhor, repete ao lado”.

Idade de aplicação: a partir dos 4 anos Objetivos: motricidade fina, traçado gráfico, pressão, preensão e desenvolvimento perceptivo-motor. Quando usar: Dificuldades de escrita, coordenação visomotora e coordenação motora fina . Material: 1 folha da prova, lápis e cronômetro . O que se observa: semelhança entre o modelo e o desenho, cuidado com a perfeição, distribuição no papel, número de repetições. Avaliação dos resultados: o número de elementos que compõem a figura, a relação das alturas dos elementos entre si, a orientação da esquerda para a direita, a verticalidade do conjunto, a horizontalidade, a igualdade dos elementos comparáveis, os distanciamentos ou os ângulos.  

EXPLORAÇÃO DA AGNOSIA VISUAL Desenhos de dificuldade crescente Autores: Barbizet & Duizabo Consigna : “Copie estes desenhos seguindo a ordem do modelo.”

Idade de aplicação: A partir de 6 anos Objetivos: noção espacial, motricidade fina, orientação temporal, noção de direita-esquerda , memória visual. Quando usar: Dificuldades de escrita, organização espacial a nível gráfico, dificuldade de memória visual, coordenação visomotora e coordenação motora fina. Material: 1 prancha com os desenhos, 1 folha de papel ofício, lápis preto, borracha. O que se observa: preensão do instrumento, qualidade do desenho, distribuição dos elementos na página.

COMPLEMENTAÇÃO DE DESENHOS Consigna: “Você está vendo esses desenhos? Os da direita são iguais aos da esquerda, mas estão em outra posição e faltando algo. Você vai completá-los de modo que fiquem iguais.

Idade de aplicação: A partir de 12 anos . Quando usar: Para avaliar a capacidade de abstração do aprendiz . Material: 1 folha de prova, lápis preto, borracha. O que se observa: qualidade da complementação do desenho, ângulos, semelhança com o modelo, pressão e preensão. Avaliação dos Resultados: Observar o que apresenta de acertos e de erros.

PROVA DE ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL – ESTRUTURAS RITMÍCAS Autora : Mira Stamback Consigna : Você vai repetir os sons que faço . Aplicação: 1. Vendo e ouvindo as estruturas 2. Ouvindo as estruturas 3. Lendo as estruturas

Idade: a partir de 8 anos. Material : 02 lápis novos sem ponta; 01 anteparo; 02 folhas da prova Objetivo – Verificar se o sujeito apresenta problemas de simbolização, transtorno de leitura e ou indícios de déficits intelectuais, debilidade motora, instabilidade e inibição. Observar : Ritmo, estruturação temporal, acuidade visual e auditiva, percepção viso-motora , compreensão e interpretação de símbolos.

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".... "A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias". Paulo Freire Muito grata pelo carinho! Zeza Weyne [email protected]
Tags