TREINAMENTOA MULHER E O MERCADO DE TRABALHO.pptx

KermmeRebouas 28 views 16 slides Aug 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

ADMINISTRAÇÃO


Slide Content

Ana Lucia Sejam bem- vindos Professor Ana Lucia Sejam bem- vindos Professor Kermme Rebouças

Ana Lucia Sejam bem- vindos Professor Ana Lucia Sejam bem- vindos Professor Kermme Rebouças Graduado em: Ciências Econômicas; Administração; Letras Português/ Espanhol Pós Graduado em: Especialista em Gestão Pública; Especialista em Auditoria e Contabilidade Pública; Especialista em ABA – Análise do Comportamento Aplicada Mestrando em: Administração com Ênfase em Cidades Sustentáveis e Inteligentes

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO Por: Kermme Rebouças

A história da mulher no  mercado de trabalho  é marcada por uma série de transformações que refletem a mudança do seu papel na sociedade. Hoje em dia, mais de 40% do mercado formal de trabalho do mundo é constituído por mulheres.  A s trabalhadoras femininas saíram de uma posição de exploração, seguida de encarceramento doméstico para a conquista do seu espaço. Entendendo a história das Mulheres no Mercado de Trabalho

Evolução da mulher no mercado de trabalho Nem sempre a mulher esteve em uma posição de fragilidade no âmbito laboral. Durante muito tempo, a principal atividade do ser humano foi a agricultura e nesse contexto, as mulheres desempenhavam tarefas de grande demanda física, como moer grãos com pedras, juntar madeiras e carregar água. É interessante observar que elas já tinham uma rotina de atividades dentro e fora do lar.

Durante a Primeira Guerra Mundial, com os homens das nações participantes sendo recrutados para o combate, as mulheres que, outrora, restringiam-se às atividades do lar passaram a ser inseridas no mercado de trabalho, já que quem o integrava estava servindo ao exército de cada país. É a partir de então que as mulheres passam a integrar o mercado de trabalho – espaço no qual elas conquistam de modo progressivo. Primeiros registros de Mulheres no Mercado de Trabalho

História das mulheres no mercado brasileiro Durante a história, a mulher sempre foi impedida de conquistar direitos trabalhistas. No Brasil, elas sempre foram renegadas para o papel de donas de casa, mães e cozinheiras. Foi somente durante a formação da Constituição de 1934 que a mulher “conquistou” a igualdade salarial e a assistência médica durante a gravidez. Com a Constituição de 1988, algumas garantias se tornaram lei. Muitas mulheres deixaram os lares e partiram para as indústrias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54,5% das mulheres brasileiras integram a força de trabalho do país, 15% a mais do que a porcentagem mundial.

A ex presidenta Dilma é a representação da progressiva conquista feminina no ramo de atividades trabalhistas. Isso porque, em um país com raízes machistas e patriarcais, uma mulher poder conquistar um cargo tão alto era algo totalmente inimaginável.

As mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho e tiveram conquistas importantes ao longo dos últimos anos. Além de atuarem nos setores de confecção, educação, alimentação, saúde e doméstico, também ganharam destaque nas áreas de publicidade e de pesquisa de mercado. A mulher já provou que é capaz de vencer preconceitos e desenvolver uma carreira de sucesso, no entanto, apesar desta realidade e da persistência da mulher no mercado de trabalho, sua participação e remuneração são inferiores às dos homens nos diversos setores da economia.

Emprego Formal em Goiás Frequência do sexo feminino Em Goiás, do total de 1.509.395 postos de empregos formais registrados pela RAIS em 2020, 53,35% foram para trabalhadores do sexo feminino. O emprego formal cresceu 5,87%.

A atuação da mulher no mercado de trabalho é de extrema importância. Nesta história de evolução e superação e novas conquistas a mulher tem se mostrado cada vez mais presente em diversos setores da economia. Apesar da evolução da mulher em atividades que eram exclusivas do sexo masculino e do grandes crescimento das mulheres assumindo postos de trabalhos, o salário não acompanha esta evolução. Infelizmente!!!!

“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Albert Einsten OBRIGADO !!!!
Tags