Sistema Esquelético Nomenclatura Classificação Função Localização/Posição Equipe Fox: Aline,Cassio e Juliana
O crânio pode ser dividido em duas partes: Neurocrânio (proteção cerebral) e Viscerocrânio (formação e alojamento das vísceras faciais). Neurocrânio e Viscerocrânio
Forame magno: Abertura oval localizada no occipital,serve como passagem para a medula espinhal,artérias cerebrais,etc .
Destaque para as principais funções: Frontal: Osso Pneumático,formação craniana,proteção do cribriforme e do lobo frontal; Parietal (2): Proteção cerebral e formação craniana; Temporal: (2): Proteção interna e média do ouvido,além de abrigar estruturas cruciais para audição e o equilíbrio; Occipital: Proteção posterior cerebral e obtenção do forame magno; Lacrimal (2): Produção e drenagem das lágrimas; Nasal (2): Delimitação da abertura nasal,formação da ponte do nariz e proteção da cavidade nasal; Vômer: Suporte das cartilagens nasais e formação do septo nasal; Conchas nasais (2): Aquecimento,umidificação,filtragem e direcionamento do ar; Zigomático (2): Inserção de músculos da mastigação e expressões faciais e estruturação ocular; Maxilar (2): Fonação,mastigação,respiração,expressões faciais,formação do palato duro e abrigo para os seios paranasais; Palatino (2): Formação do palato duro,cavidade nasal,orbital e das fossas pterigopalatina e pterigoide. pterigopalatina e pterigoide são passagens importantes para estruturas neurovasculares como o nervo trigêmeo (responsável pela sensibilidade facial,funções faciais motoras e reflexo mandibular e corneano .
Esqueleto torácico O esqueleto torácico tem funções essenciais no corpo,sendo principal a proteção dos órgãos e movimentação do tronco,também tendo importância na movimentação respiratória (músculos intercostais). A caixa torácica é formada por 7 pares de costelas verdadeiras,ou seja,cada par se conecta ao esterno através de suas próprias cartilagens,3 pares de costelas falsas,que se conectam ao esterno através da cartilagem do sétimo par (arco costal comum) e 2 pares de costelas flutuantes. Consiste também o esqueleto torácico 12 vertebras torácicas e 5 lombares,osso esterno,manúbrio e o processo xifóide .
Sistema Esqueletico de Membros Superiores Os membros superiores desempenham papel crucial no equilíbrio,execução de atividades cotidianas e manipulação de objetos. Suas principais funções são: sustentação, equilíbrio, realização de movimentos complexos ( agarrar,escrever e manipular ferramentas) e mobilidade. Os ossos que compõe os membros superiores são: escápula,clavícula,úmero.ulna,radio,ossos cárpicos,metacárpicos e falanges .
Sistema Esquelético Dos Membros Inferiores Os membros inferiores tem papel fundamental e excepcional no corpo,sendo responsáveis pelo equilíbrio,locomoção e sustentação. Os membros inferiores são constituídos pela pelve ( ílio,ísquio,sacro,cóccix e púbis), fêmur,patela,tíbia,fíbula,tarsos,metatársicos e falanges.
Classificação Óssea Ossos Largos: Ossos em que o comprimento é maior que a largura. Exemplo: Fêmur,ulna,tibia,falanges ... Ossos Curtos: Ossos em que o comprimento e a largura são proporcionais. Exemplo: Trapézio,trapezóide,cubóide,Navicular ... Ossos Planos: Ossos que são caracterizados pela sua aparência achatada. Exemplo: Costelas,clavícula,escápula ... Ossos Sesamóides : Ossos que tem como função principal alavancar e reduzir o atrito dos tendões,auxiliando na movimentação (torque). Exemplo: Patela,sesamóide das mãos e sesamóide dos pés. Ossos Irregulares: Ossos que não se encaixam em nenhuma das características citadas. Exemplo: Vertebras. Ossos Pneumáticos: Ossos em que há cavidades internas,conhecidas como seios. Sua principal função é aliviar o peso do crânio. Exemplo: Frontal,parietal,esfenóide,etmóide,temporal e maxilar.