Todo vício escraviza, especialmente, quando somos controlados por ele; é como uma bengala adotada por aqueles que se acham sem condições de continuarem sua caminhada pelas próprias forças, em detrimento de suas dores emocionais..
Nem todos vícios se relacionam à substâncias químicas, ...
Todo vício escraviza, especialmente, quando somos controlados por ele; é como uma bengala adotada por aqueles que se acham sem condições de continuarem sua caminhada pelas próprias forças, em detrimento de suas dores emocionais..
Nem todos vícios se relacionam à substâncias químicas, relacionados à drogas.
Alem dos vicios morais oriundos de nossas mazelas (defeitos), como: egoismo, orgulho, inveja, etc., ainda temos os vícios relacionados à substancias que, muitas vezes, vem nos trazer prejuizos nao somente físicos , morais ,mas, sobretudo espirituais.
Size: 13.99 MB
Language: pt
Added: Apr 25, 2024
Slides: 34 pages
Slide Content
VÍCIOS NA VISÃO ESPÍRITA “ Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações, enquanto que um se compraz em seu horizonte limitado, o outro, que compreende alguma coisa de melhor, se esforça para dele se libertar e sempre o consegue quando tem vontade firme” . (Evangelho Segundo o Espiritismo ) Educandário Espirita Caminho de Luz – Tânia Paupitz
O QUE SE PODE TRANSFORMAR INTIMAMENTE ATRAVÉS DA REFORMA ÍNTIMA ? VÍCIOS DEFEITOS VIRTUDES MANUAL PRÁTICO DO ESPÍRITA-Ney Prieto Peres DROGAS - CANNABIS CRACK ECSTASY LSD COCAÍNA BENZODIAZEPINAS FUMO ÁLCOOL JOGO GULA A DROGA É UMA DROGA! ORGULHO VAIDADE INVEJA CÍUME ÓDIO VINGANÇA MALEDICÊNCIA IMPACIÊNCIA INTOLERÂNCIAAGRESSÃO OCIOSIDADE HUMILDADE RESIGNAÇÃO GENEROSIDADE COMPREENSÃO PACIÊNCIA PERDÃO AFABILIDADE MANSUETUDE
CURIOSIDADES ORIGEM DAS DROGAS
O VÍCIO DAS DROGAS O QUE É UM VÍCIO? Tudo aquilo que escraviza o homem e que o torna refém dos seus instintos. Latim = VITIUM significa defeito ou falha. São hábitos negativos repetitivos , causadores de males ao próprio viciado e/ou pessoas a ele ligadas.
Os vícios são manifestações inferiores da alma humana, apresentando-se hoje como um sério problema de saúde pública em todo o mundo. São males decorrentes do uso de substancias que proporcionam uma ilusória sensação de bem estar, causando dependência psíquica e, física que se caracterizam pela necessidade compulsória da continuidade de sua utilização e, outras vezes, do aumento progressivo das doses usadas. Criaturas que se envolvem com os mesmos são almas ainda imperfeitas, que se comportam segundo seu estado de vibrações mentais, condizentes com seu grau evolutivo, mergulhadas na escravidão dos vícios que, dificultam sua compreensão e discernimento diante das situações da vida, prejudicando seu próprio organismo e maculando sua existência que, deveria ser aproveitada para realizações úteis a si mesmas e aos semelhantes .
“ Quando o homem está mergulhado na atmosfera do vício, o mal não se torna para ele um arrastamento quase irresistível ? “ Resposta: Arrastamento sim, irresistível, não, porque no meio dessa atmosfera de vícios, podes encontrar grandes virtudes . São espíritos que tiveram forças para resistir, e que tiveram, ao mesmo tempo, a missão de exercer uma boa influencia sobre seus semelhantes.” MIRAMEZ – Certos homens e, mesmo espíritos desencarnados, podem demorar-se por tempo indeterminados nos vícios, enquanto outros saem logo, passando a sofrer as consequências de sua escolha. Pelo conhecimento da Doutrina Espirita, é fácil perceber o porquê de uns sofrerem mais que outros... Alguns podem passar pelo ambiente vicioso, mas não se deixam influenciar pelo vício. Todos sabem que, quanto mais a ignorância domina a mente humana, mais viciada pode ser Questão 645 & Espírito Miramez.
Escolas de samba preparam, ao longo do ano, as fantasias c que os integrantes irão desfilar nas largas avenidas, em meio às arquibancadas abarrotadas de espectadores . Os foliões surgem de diversos pontos do planeta, trazendo na bagagem um sonho em comum: “cair na folia ”. Pessoas de todos os tipos se permitem sair do sério, trabalhadores anônimos gastam o que não têm para curtir dias de completa insanidade. Por traz do bastidores malfeitores se aproveitam da confusão para realizar crimes nefastos, confundidos com a massa humana que pula freneticamente. Jovens e adultos se deixam cair nas armadilhas viciosas das drogas alucinantes. Esse é o lado da festa que podemos observar deste lado da vida, porem, há o outro lado dessa festa tão disputada – O LADO ESPIRITUAL Narram os Espíritos superiores que a realidade do carnaval, observada do Além, é muito diferente e lamentavelmente mais triste. Multidões de espíritos infelizes tambem invadem as avenidas num triste espetáculo de grandes proporções. Malfeitores das trevas se vinculam aos foliões pelos fios invisíveis do pensamento, em razão das preferencias que trazem no mundo intimo. A SINTONIA, no universo, como a gravitação – É LEI DA VIDA! CARNAVAL – OUTRO LADO FESTA Capítulo 6 – 23 do livro. CURIOSIDADE – MOMENTO ESPÍRITA
JOANA DE ANGELIS responde... - Existem muitas criaturas em total dependência dos vícios? O que há por trás disso? “ Por trás dos vícios, além das conjunturas meramente psicofisiológicas, há que se considerar, que em toda dependência viciosa, há uma lancinante força obsessiva , mediante a qual seres pervertidos e viciados que viveram na terra e se equivocaram, por processo natural de sintonia e afinidade IMANTAM-SE as criaturas humanas, procurando satisfazer seu desejo pelo vicio . Não raro o viciado sofre a atuação de entidades espirituais que, sintonizados através dos pensamentos, incentivam a manutenção do vício, dificultando os esforços de recuperação.
L.E.- 913 – DAS LEIS MORAIS – Cap.12 913 . Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical ? “ Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo . Daí deriva todo mal . Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam , pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade . Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral , deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com as Leis de DEUS, que neutraliza todas as outras qualidades.
VÍCIOS Drogas Sexo Compulsões Jogo ,celular Cigarro, etc. VÍCIOS Desejo incessante que o corpo sente por determinada atitude ou substância, fazendo com que a pessoa busque exageradamente o que deseja. Para OMS, o vício é uma doença física e psicoemocional. Para a PSICOLOGIA é um mecanismo de fuga emocional, ou seja, um meio de bloqueio da dor.
TRAUMA X VÍCIO – Abuso de substancias como fator de risco para TRAUMA O trauma nem sempre inicia o ciclo do vício às vezes, é o abuso de substâncias que pode levar a uma experiência traumática na vida . Sabemos que o uso de drogas pode levar a uma grande quantidade de comportamentos de risco, tais como sexo desprotegido, violência física e dirigir sob a influência de álcool .. Na grande maioria, esses comportamentos de risco, podem levar a resultados adversos ou traumáticos: gravidez indesejada, lesões graves, acidentes de trânsito, situações de estresse ( perdas, separações..), transtornos mentais, agressividade, problemas físicos.. Para muitos, esses eventos traumáticos podem levar a consequências emocionais de longo prazo causadas pelo trauma. Tudo isso pode ter como resultado um abuso ainda maior de substâncias .
TRAUMA X VÍCIO – AUTOMEDICAÇÃO COMO FORMA DE REGULAR A DOR De acordo com alguns estudos , os traumas durante a infância e o estresse crônico podem aumentar o risco de desenvolver vícios na idade adulta, já bastante documentada na literatura cientifica. Na prática clínica, os profissionais encontram repetidas vezes pacientes que apresentam um vício e um histórico de trauma . Quando estamos com sistema de “estresse desregulado”, diante de um trauma, as drogas podem ocasionalmente, oferecer um alivio para sintomas como: hiperexcitação e transtornos de ansiedade. Álcool , benzodiazepínicos, opiáceos e cannabis têm efeitos intoxicantes calmantes . A dependência se manifesta em qualquer comportamento em que a pessoa encontra prazer ou alívio temporário e, por isso, deseja tão intensamente a atividade ou substância que negligencia de forma total ou parcial as outras esferas da vida . Ela s ofre com as consequências negativas, mas não para ou, não consegue parar apesar dos desdobramentos negativos. .
Obsessão espiritual: o vício em emoções negativas Somos ESPÍRITOS IMORTAIS, portanto ao desencarnarmos, nossa alma irá guardar conosco todos os aspectos de nossa personalidade, nossas virtudes, defeitos, vícios, fraquezas, nosso lado positivo, negativo.. Com a morte perdemos nosso corpo físico, porem, o temperamento, a base moral e o imenso universo de pensamentos e sentimentos ficam preservados.. O lado espiritual da vida revelará o que somos em ESSENCIA, mostrando nossa face escura e clara da alma, pois não existe um Deus que castiga, já que céu e inferno são estados de consciência que sintonizam a pessoa em ambientes bons ou ruins . Céu e Infernos são aglomerados de coisas, pessoas, energias de mesmo padrão. Portanto , teremos como guia o nosso magnetismo pessoal - O GPS que ira nos guiar para ambiente salutar ou sombrio das escolhas que fizemos . O VÍCIO EM EMOÇÕES NEGATIVAS OBSESSÕES ESPIRITUAIS . OBSESSORES Procuram seus Semelhantes! Como surge a OBSESSAO ESPIRITUAL?
“Me convenci de que, por algum motivo, eu não era vulnerável e não me viciaria. Mas o vício não negocia e, pouco a pouco, foi crescendo dentro de mim como uma névoa.” ERIC CLAPTON.
O VICIO É DA ALMA O Eu sem fronteiras VÍCIOS SOCIAIS E MORAIS – JOANA Livro Plenitude PENSAMENTO E VIDA Emmanuel – Associação Lei Afinidade e Sintonia INTERNET DAS ARVORES Arvores que se comunicam ANALOGIA – Internet Arvores e INTERNET ESPÍRITO MUDANÇAS – RESISTÊNCIAS VÍCIOS CONCLUSÃO VÍCIOS MORAIS COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS (Miriam)
O VÍCIO É DA ALMA O Espírito, antes de reencarnar, escolhe por atração e afinidades o meio onde irá nascer. Ele reflete e repara as suas fragilidades, suas dificuldades, se preparando para, então, retornar à matéria, ao corpo de carne , onde buscará se fortalecer e realizar conquistas, progredir naquela situação em que ele possui a dificuldade que o descontrola . Estamos nos referindo a uma má paixão, que é a exacerbação de uma necessidade, de um sentimento que o Espírito se descontrolou em algum momento reencarnatório, onde ele agora retorna para aprender a lidar com aquela fragilidade, que ele vai chamar de tentação. Será junto aos seus Guias e Mentores que irão combinar o melhor meio familiar e social para se expor àquela situação, à sua “tentação ”. ( site: O eu sem fronteiras/autoconhecimento )
“ Aí estão os vícios sociais e morais estiolando vidas, produzindo lassidão dos sentidos e, a médio, curto e longo prazos, conduzindo a loucura, ao auto suicídio. São alguns deles, o inocente cigarro de exibição no grupo social como afirmação da personalidade, eliminação do tabu, respondendo por graves problemas respiratórios, canceres, enfisemas pulmonares; o prazer etílico gerador de ressacas tormentosas, cirroses hepáticas, úlceras gástricas e duodenais, distúrbios intestinais e outros, além das alucinações que levam a violência, à depressão, à destruição de outras vidas e tudo quanto é caro, precioso, com resultados funestos; as drogas que escravizam, iniciando-se as dependências nas primeiras tentativas que parecem proporcionar prazer, estimulando alegria, a coragem, a realização, vitorias fugidias sobre os fortes conflitos psicológicos, logo se convertendo em desgraças, as vezes, irremediáveis. São os vícios que aniquilam as pessoas física, social e espiritualmente, podendo levar a desequilíbrios profundos de personalidade.”
VÍCIOS MORAIS Vícios geram PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, e EMOÇÕES que se repetem tornando-se HÁBITOS que se transformam em VÍCIOS. O Crime e a violência decorrem de VÍCIOS MORAIS. (Pensamento e Vida – Associação Mensagem nr 08 ) Segundo Emmanuel “ASSOCIAÇÃO” mora em todas as coisas, preside todos os acontecimentos, comandando a existência de todos os seres vivos e espécies . Desde os átomos invisíveis ao olhar humano, até os “SÓIS” carregando os mundos na imensidade diante da interação eletromagnética das forças universais..
“ O desejo é a alavanca de nosso sentimento, gerando a energia que consumimos, segundo a nossa vontade . Quando nos detemos nos defeitos e faltas dos outros, o espelho de nossa mente reflete-os, de imediato, como que absorvendo as imagens deprimentes de que se constituem, pondo-se nossa imaginação a digerir essa espécie de alimento, que mais tarde se incorpora aos tecidos sutis de nossa alma. Com o decurso do tempo nossa alma não raro passa a exprimir, pelo seu veículo de manifestação, o que assimilara, fazendo-o, seja pelo corpo carnal, entre os homens, seja pelo corpo espiritual de que nos servimos, depois da morte . É por esta razão que geralmente os censores do procedimento alheio acabam praticando as mesmas ações que condenam no próximo, porquanto, interessados em descer às minúcias do mal, absorvem-lhe inconscientemente as emanações, surpreendendo-se, um dia, dominados pelas forças que o representam . OS VÍCIOS MORAIS. Toda brecha de SOMBRA em nossa personalidade, retrata a SOMBRA MAIOR Emmanuel Pensamento & Vida
Cientistas e pesquisadores descobriram que as ARVORES SE COMUNICAM através de uma REDE SUBTERRANEA. Analisando o solo onde vivem as arvores, cientistas tambem descobriram que há uma espécie de fungos que conectam as demais arvores que estão próximas, ocasionando uma espécie de ‘ INTERNET DAS ARVORES”. ARVORES são uma fonte de forças ativas, o contato com ela pode nos enriquecer de energias novas e nos transmutar internamente... Uma cientista canadense, passou anos estudando o comportam das arvores dizendo que as mesmas interagem entre si, através dessa rede subterrânea por meio de fungos, sendo essa rede usada para que as mesmas troquem carbono, agua e nutrientes entre si. TUDO NO UNIVERSO ESTA INTERCONECTADO
Mudanças- Resistência- Vícios O que tenho a meu dispor é realmente bom para mim? Sou uma pessoa autentica ou prefiro viver na ilusão? Estou voltada para o cultivo da mudança interior em detrimento da exterior? Desejo mesmo viver o que vivo, fazer o que faço ? Pretendo continuar assim como estou ?
VÍCIOS MORAIS, COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS Visão Espírita
Enquanto os primeiros são transitórios, grosseiros e sucedidos pelo mal-estar, os segundos são permanentes, sutis e vivificantes . Enquanto os vícios são um desforço, manifestação do primarismo e substituem Deus nos bons e maus momentos, as virtudes são uma conquista, manifestação da evolução espiritual e do sentimento de Fé no Pai . Como bem disse George Bernard Shaw “ a virtude consiste não só em abster-se do vício, mas também em não o desejar ”. DIFERENÇA BASICA: Vícios-Virtudes
VICIADOS EM EMOÇÕES NEGATIVAS RECLAMAÇÃO EGOÍSMO a AVAREZA IRRITAÇÃO CÍUMES CULPA ARROGÂNCIA CRÍTICAS
L.E 712 - ” Com que objetivo Deus pôs um atrativo nos gozos dos bens materiais? R : “Para incitar o homem ao cumprimento de sua missão e, também, para experimentá-lo, através da tentação. ” Qual o objetivo dessa tentação? “Desenvolver sua razão, que deve preservá-lo dos excessos. ” Se comemos demais, usamos drogas ou bebidas alcoólicas, fumamos ou machucamos nosso corpo de qualquer outro modo, estaremos danificando nosso corpo físico que é nosso principal instrumento e estaremos agindo em desarmonia com as leis divinas.
Ainda segundo HAMMED, O VICIO pode ser um "erro de cálculo "na procura de paz e serenidade, porque todos queremos ser felizes e ninguém, conscientemente busca de propósito viver com desprazer, aflição e infelicidade. Nossos hábitos preferidos se formaram e sedimentaram através dos tempos. O que funcionou muito bem em situações importantes de nossa vida, mantendo nossa ansiedade controlada e sob domínio, provavelmente será reproduzido em outras situações .
L.E 714 - Que se deve pensar do homem que procura nos excessos de todo gênero o requinte dos gozos ? R - “Pobre criatura! Mais digna é de lástima que de inveja, pois bem perto está da morte !” Esta perto da morte física, ou da morte moral? – R: DE AMBAS “ O homem que procura, nos excessos de todos os gêneros, um refinamento de gozos coloca-se abaixo do animal, pois este sabe parar, quando satisfeita a sua necessidade. Abdica da razão que Deus lhe deu como guia e, quanto maiores forem os seus excessos, maior preponderância ele dá à sua natureza animal sobre sua natureza espiritual. As doenças, as enfermidades, a própria morte, que são consequência do abuso, são, ao mesmo tempo, a punição à transgressão da lei de Deus”. Comentário: ESPÍRITO MIRAMEZ