Vida e obras de cândido portinari

viniciusfagundesdossantos 10,590 views 11 slides Aug 10, 2014
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Vida e obra de Cândido Portinari


Slide Content

Vida e obra de cândido portinari

Vida e obra de Cândido Portinari Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 , numa fazenda de café, em Brodósqui, cidade do no interior do Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, cursou apenas a escola primária .  Desde muito cedo, Candinho, como era chamado pela família, já manifestava sua vocação artística, e desenhava em tudo em que era possível: papel de cigarros, na areia... Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro estudar pintura na Escola Nacional de Belas-Artes. 

Em 1928 conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Permaneceu morando em Paris por dois anos , retornando ao Brasil em 1931. Seu período fora do país, parece ter lhe servido de grande inspiração, passou então, a retratar nas suas obras o povo brasileiro, nossa cultura, registrando em suas obrar um caráter inovador e moderno.

Portinari fez parte de uma fase de grande mudança no conceito estético e cultural do Brasil. O trabalho de Portinari teve também muita repercussão e reconhecimento fora do país. Em 1948, Portinari se auto-exilou no Uruguai, por motivos políticos. Pintou cerca de cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais.

Portinari pintou quadros belíssimos e com temas diversos. Em suas obras é possível encontrar muitos quadros relacionados à infância, quando ele retrata diversas brincadeiras infantis, as crianças. Cândido Portinari faleceu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.  Obras mais famosas:

Colhedores de café

O mestiço

Café

Os Retirantes

Retrato de Carlos Gomes

Baile de Roça