Z U L U Catarina Leão nº3 Edgar Silva nº4 Manuel Vaz nº10 Samuel Alves nº11 Nuno Gil nº12 12ºP/Q
Índice Introdução Origem Localização História Figuras importantes Simbologia Língua Vestuário Religião e crenças Gastronomia Tradições Casas Atualmente Conclusão
Introdução A tribo Zulu é a maior tribo a ocupar a zona sul de África. Foi uma das nações africanas mais importantes durante os séculos 19 e 20.
ORIGEM Os zulu são originais de um grande clã que ocupava o que é hoje Northern KwaZulu-Natal . Este clã foi criado em 1709 por Zulu kaNtombela (Céu).
Localização A tribo zulu ou zulo fica localizada no sul de África, ocupando os territórios da África do Sul, Suazilândia, Zimbabué, Moçambique e Lesoto.
História Feitos importantes: Derrotaram os Ingleses na batalha de Isandlwana (22 de Janeiro de 1879) depois da ocupação Britânica e do ultimato a 11 de Dezembro de 1878. Perderam a guerra a 4 de Julho na batalha de Ulundi .
História Originalmente chamada de kwaZulu-Natal , esta tribo foi fundada por Zulu kaNtombhela , mas foi apenas em 1816, pela mão de Shaka , que se tornou um estado poderoso. Nasceu a 1787 Morreu a 1828
História Durante o apartheid os zulu preferiram ficar na sua terra natal KwaZulu e tornaram-se seus cidadãos o que fez com que perdessem a cidadania Sul Africana.
Figuras importantes Shaka foi o grande impulsionador dos zulo, mas foi assassinado em 1828 pelos seus meios- irmãos Dingane e Mhalangana , pois permitiu a entrada de pessoas brancas na tribo. Sucede-lhe Dingane.
Figuras importantes Zulu kaNtombela fundador da tribo zulo; John Langalibalele Dube foi o primeiro presidente do Congresso Nacional Africano; Chefe Albert Luthuli foi o primeiro vencedor do prémio Nobel da paz; Credo Mutwa foi o chefe espiritual dos zulo; Jacob Zuma atual presidente da África do Sul;
Figuras importantes Professor Njabulo Ndebele até agora o único membro da tribo com curso universitário e chegou a ensinar na universidade de Cape Town ( Cidade Sul Africana), também se distinguiu na literatura e chegou a ser chanceler Sul Africano.
Simobologia O artesanato Zulu está cheio de simbologia desde a roupa até ao artesanato. Cada cor usada tem um significado. O branco, representa a pureza; o preto, a raiva; o vermelho, amor; o rosa, a pobreza.
Língua A língua falada pelos zulu é conhecida como “ isiZulu ” sendo a língua mais falada na África do Sul. Muitas pessoas Zulu também falam Afrikaans , Inglês, Português, Xitsonga , Sesotho e outros de entre 11 línguas oficiais da África do Sul . Exemplo: B onke aba ntu aba qatha ba sepulazini ba yagawula . Todas as pessoas fortes da fazenda estão a derrubar àrvores .
Língua Português Zulu Pessoa umZULU Pessoas amaZULU Linguagem isiZULU País kwa (lugar de)Zulu
vestuário Variedade de trajes, tanto tradicional como para ocasiões cerimoniais ou culturalmente comemorativos; Roupas ocidentais modernas para o uso diário.
vestuário As mulheres vestem-se conforme o seu estado social. Solteiras : só usam uma saia maioritariamente feita de algodão e usam o cabelo curto; Comprometidas : deixam o cabelo crescer e, por vezes usam chapéus coloridos. Tapam o peito em sinal de respeito;
vestuário
Religião e crenças Maioritariamente são cristãos. No entanto, muitos Zulus mantenham o seu sistema de crenças pré-cristãs tradicionais de culto aos antepassados, em paralelo com o seu cristianismo.
Gastronomia Baseia-se em pratos vegetarianos onde predominam o milho, a abóbora, o tomate e a cebola. Têm a higiene muito presente na sua alimentação, todos possuem o seu próprio prato.
tradições Gumboot dance: Dança tradicional da África do Sul e foi adotada pelos zulu. Tem como característica o facto de ser dançada por homens com botas de wellington (botas de borracha). Video : http://www.youtube.com/watch?v=fYYYymWvhAI
tradições Outra dança tradicional é a dança guerreiro em memória de Shaka . Video http://www.youtube.com/watch?v=nvrC2VS7cKg
casas
Atualmente Existem Zulus no Zâmbia conhecidos como Abangoni , em Moçambique como Xigubo, e no Zimbabwe conhecidos como Amandebele .
Conclusão Através da pesquisa apercebemo-nos de vários factos surpreendentes relativamente a tribos, especialmente a Zulu, e aos seus feitos. Para além do trabalho nos ter ajudado na disciplina simultaneamente enriqueceu a nossa cultura geral.